11 de março de 2015

A lição de Jeremias

"Mas, quando penso: “Vou esquecer o SENHOR e não falarei mais em seu nome”, então a tua mensagem fica presa dentro de mim e queima como fogo no meu coração. Estou cansado de guardá-la e não posso mais aguentar."
Jeremias 20:9

O profeta Jeremias estava sendo constantemente perseguido por falar as mensagens do Senhor. Eram grandes as perseguições, as pessoas eram violentas com ele. Ele deve ter sido machucado por diversas vezes. Ele estava tão cansado das perseguições que sofria, que resolveu parar de profetizar. Resolveu "esquecer-se" do Senhor.

Mas isso não lhe trouxe paz. Muito pelo contrário! Como ele mesmo relatou no versículo acima, a palavra que Deus mandava ele dizer ao povo começou a consumí-lo por dentro, a ponto de ele não poder mais se calar.

Refletindo nisso, podemos aprender duas coisas:

Não podemos resistir ao Espírito Santo
No caso de Jeremias, ele estava resistindo a mensagem que deveria ser pregada ao povo. Mas às vezes nós tentamos fazer o mesmo sem perceber. Por exemplo, quando você sabe que tem que falar de Jesus pro seu colega, mas fica com vergonha ou receio. Quando você está chateado com alguém e tem que falar com a pessoa, mas o orgulho não permite. Quando você tem algum compromisso na igreja, mas a preguiça não deixa você ir. Quando você recebe uma direção de Deus, mas não consegue cumprir, e por aí vai. Garanto a você que uma vozinha na sua consciência não vai deixar em paz até que você resolva a determinada situação!

Deus contava com Jeremias e hoje conta conosco
Ele estava tão aflito com a sua situação que amaldiçoou o dia do seu nascimento e amaldiçoou aquele que supostamente deveria tê-lo matado quando nasceu. Ele tentou se esquecer do Senhor (não imagino como ele pretendia fazer isso) e sem contar que quando Deus o chamou para ser profeta ele deu uma desculpa (veja Jr. 1:6). Esse parece ser o tipo que pessoa que Deus deveria dizer assim: "Já que eu não posso contar com você, vou colocar outro em seu lugar!" Exatamente o que aconteceu com o profeta Elias. Mas Deus não fez isso. Ao contrário, Deus mostrava que estava com Ele para enfrentar aquela situação, mas ele precisa continuar pregando ao povo.

Talvez você mesmo esteja cansado dos seus erros, das suas limitações, talvez você não se considere digno de fazer a Obra de Deus. Mas se Deus te escolheu, meu caro, não adianta resistir! Lute contra suas dificuldades e cumpra aquilo a que o Senhor te designou!

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!