13 de julho de 2015

Coração incrédulo


Vocês conhecem a história do povo de Israel quando saíram do Egito. E quem não conhece, vai poder aprender sobre isso na novela Os Dez Mandamentos. Sabemos que Israel era a nação eleita de Deus, o povo escolhido do Senhor. Vendo o sofrimento e o clamor dos israelitas, Deus os livrou da escravidão no Egito e os conduziu rumo à Terra Prometida. Só que ninguém daquela geração, além de Josué e Calebe, entrou na Terra, nem mesmo o próprio Moisés!

Muitos se perguntam porque Deus não permitiu que o povo entrasse, mas que ficassem vagando no deserto. E encontramos a resposta na Bíblia de forma bem clara:

"Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade."
— Hebreus 3:19

No dicionário incredulidade significa falta de fé. Sabemos que "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hb. 11:6) e por causa disso é o povo não foi achado digno de entrar na Terra Prometida. Eles levaram 40 anos perambulando numa caminhada que não levaria sequer 1 ano! Durante esse tempo eles foram ingratos com Deus, por várias vezes adoraram a ídolos, murmuravam o tempo inteiro. Enquanto isso Deus, havia feito maravilhas no meio deles, os guardava do calor do deserto e do frio noturno com nuvens, suas roupas não se desfizeram, seus calçados não ficaram gastos, não lhes faltava água e alimento.

No entanto, o que mais entristeceu ao Senhor não foram essas atitudes, mas ver um coração duro, incrédulo e totalmente distante dEle. Não foram os erros (constantes) que os impediu de alcançar a Terra, mas má intenção de seus corações, como o próprio Deus falou:
"Por isso fiquei irritado com aquela gente e disse: ‘Eles são gente de coração perverso e não querem obedecer aos meus mandamentos.’ Eu fiquei irado e fiz este juramento: ‘Eles nunca entrarão na Terra Prometida, onde eu lhes teria dado descanso!’ ”
— Hebreus 3:10, 11 NTLH

Agora que você já sabe porque os israelitas não alcançaram a Terra, saberá também que você não alcançará a Terra Prometida (salvação) se agir como o povo de Israel. Você pode ser aquela pessoa que faz tudo certinho, que está sempre presente na igreja, que sempre está ajudando o pastor, a esposa, mas se o seu coração for incrédulo, perverso, você não vai alcançar a salvação!

Somente você é que pode avaliar a si próprio. Só você sabe da condição do seu coração. Se ele é um coração humilde e contrito diante de Deus, amém. Se é um coração duro, que não aceita mudar, orgulhoso, magoado, está na hora de você mudar. O Espírito Santo é quem diz: "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração..." (Hb. 3:7) Se você está lendo isso agora, é o próprio Deus te dando uma oportunidade para mudar. Faça o que Ele diz, não endureça o coração. Seja sensível a Sua voz.

Você pode ver isso em Números14. Veja que Josué e Calebe foram os únicos daquela geração a possuírem a terra e o motivo disso. Veja como Deus fala de Calebe: "Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá." (Nm. 14:24)

Para finalizar:
Meus irmãos, cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo. Pelo contrário, enquanto esse “hoje” de que falam as Escrituras Sagradas se aplicar a nós, animem uns aos outros, a fim de que nenhum de vocês se deixe enganar pelo pecado, nem endureça o seu coração.
— Hebreus 3:12, 13 NTLH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!