13 de novembro de 2015

O poder do mau testemunho

Assistindo Os Dez Mandamentos essa semana, estive refletindo sobre uma coisa. Desde o início das pragas ficamos torcendo por alguns egípcios, para que eles se convertessem ao Único Deus. Pessoas como Simut, Gahiji, Chibale, Radina, Karoma, Paser, Ikeni, Ana, Apuki (eu tava torcendo por ele, vai). Ver a alegria deles em deixar sua crença no deuses do Egito para se renderem ao Deus de Israel, me comoveu bastante.

Então comecei a pensar... Eles deixaram tudo. Deixaram costumes, crenças, valores, deuses, cargos, posições, riquezas para vagar pelo deserto com pessoas completamente diferente deles. Eles provaram a fé viva no Deus vivo. Mas eles não chegarão a Terra Prometida. Toda essa renúncia foi, praticamente, em vão. Eles morrerão no deserto. (spoiler!)

Oooh, mas isso é só novela! É. Só que a gente lembra que realmente muitos egípcios se converteram e seguiram com o povo de Israel rumo a Canaã. Porém eles não chegaram lá. Somente Josué, Calebe e suas famílias e aqueles que nasceram no deserto é que tomaram posse da Terra. A causa disso você pode ler nesse post.

Se os hebreus não entraram na Terra por conta de seu coração incrédulo, os estrangeiros não entraram pelo mesmo motivo. E é aqui nesse ponto que eu quero chegar: o que levou pessoas que demonstraram tamanha fé - a ponto de largarem tudo para seguir a Deus - a se tornarem incrédulas tempos depois? O fez com que corações cheios de fé se tornassem incrédulos a ponto de desagradar a Deus?

O mau testemunho do povo hebreu.

Se eles permanecessem com a mesma fé do início, teriam tomado posse de Canaã também! Mas vendo a quantidade de besteiras que os Israelitas cometeram, aquela fé foi se apagando. Imagina só, ver o próprio irmão do libertador, um homem que era líder também, imagina ver esse homem ordenando que se construísse um bezerro de ouro para o adorarem! (Veja Êxodo 32) Quer dizer, o mau exemplo começou de cima né? Como os estrangeiros que tomaram a fé israelita como exemplo ficariam diante dessa situação???

Claro, cada um é responsável por suas ações. Assim como seguiram o bom exemplo poderiam ter fechado os olhos para esses escândalos. Mas não foi o que ocorreu.

Hoje não é nada diferente! Dentro da sua igreja há pessoas que viram um referencial, um exemplo, um modelo em você. Há pessoas que se converteram por causa do seu exemplo de fé. Por mais que você pense que não, há pessoas que te admiram muito. Então, qual deve ser a reação delas quando vêem você dando um mau testemunho?

Algumas vão permanecer na fé, sim, mas outras vão cair por sua causa. Reflita nisso. Quando você dá mau testemunho está pondo em risco sua própria salvação e a daqueles que têm em você um exemplo.

Para finalizar, deixo dois versículos para abrir a sua visão. Deus te abençoe!

“É inevitável que fatos ocorram que levem o povo a tropeçar na fé, mas ai da pessoa por meio de quem vêm os escândalos!"
Lucas 17:1

"Não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus."
1 Coríntios 10:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!