27 de novembro de 2014

Deus quer contar com você, não se esconda


Elias era um profeta de fé em sua época. Logo após orar para que Deus respondesse com fogo do céu e de exterminar todos os profetas de Baal e de orar para voltasse a chover em Israel, a rainha Jezabel ficou sabendo e jurou matá-lo. Não creio que isso tenha levado mais que uma semana. O tempo entre a demonstração de fé arrojada e mensagem de morte que Elias recebeu foi curto.


Ele havia acabado de provar do poder de Deus e diante de uma dificuldade ele preferiu se esconder! Se pararmos para analisar, realmente Elias estava buscando um pouco de sossego. Deus o havia colocado no deserto por um longo tempo. Deste deserto ele passou mais um tempo na casa de uma viúva e depois voltou para encontrar-se com o rei Acabe. Depois de tudo isso ele estava, certamente, cansado. E vendo que ainda haveria outra batalha para enfrentar  simplesmente "ele mesmo, porém, se foi ao deserto..." (I Reis 19:4)

Não foi Deus que o conduziu ao deserto. Ele quis ir por conta própria. Imagino quantas coisas ele pensou no caminho. Pois quando chegou lá "pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, a minha alma, pois não sou melhor que meus pais." (I Reis 19:4) Ele acreditava que não era bom o suficiente para continuar fazendo a obra de Deus, não era "melhor que os pais". Ele ignorou o fato de que Deus o ungiu e estava contando com ele para levar o povo de Israel ao arrependimento.

Deus cuidou dele, o alimentou e tentou por algumas vezes mostrar que ele estava sendo um covarde! Mas vendo que Elias não queria de maneira alguma continuar a serví-Lo, Deus teve que escolher outra pessoa que pudesse serví-Lo no lugar de Elias. E não apenas escolheu mas mandou que o próprio Elias ungisse o novo escolhido: "...e também a Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar." (I Reis 19:16)

Deus te escoheu para serví-Lo. Porém, a partir do momento que você deixa de olhar para as almas e passa a enxergar as suas próprias necessidades, ou se cansa de tantas lutas, se cansa de esperar uma determinada benção, você fica como Elias, escondido numa caverna. Deus usa diversas situações para chamar a sua atenção (como esse texto agora), mas se você não sair dessa caverna e tomar uma atitude, Deus colocará outro em seu lugar.

Nenhum de nós é insubstituível. Mas lembre-se:

"Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus."
Lucas 9:62

4 comentários:

  1. Exatamente Jel... Deus conta com cada um de nós e para sermos usados por Ele precisamos tomar uma atitude de fé, confiar, se entregar e se colocar a disposição Dele. Dessa forma, podemos contemplar a sua Glória e ganhar almas através do nosso testemunho !!!

    ResponderExcluir
  2. Na vida espiritual, toda vez que o próprio ser humano se conduz ao deserto, deixando ser guiado pela força das circunstâncias, acaba por comprometer de uma forma ou de outra (temporariamente ou não) o chamado e a missão para o qual foi designado.

    ResponderExcluir

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!