14 de novembro de 2014

Reeducação alimentar do espírito

Certamente você já ouviu falar de reeducação alimentar. Geralmente isso é indicado para pessoas que tem péssimos hábitos alimentares. Não necessariamente para pessoas muito gordas ou muito magras. Mas quem se alimenta mal mesmo.

Tem gente que parece que é movida a refrigerante. Toma 2 litros sozinha sem perceber. Há quem adore uma coxinha, um pastel frito na hora, aquele dogão da barraca da esquina. O colesterol super agradece! E ainda há quem não resista àquele bolinho de chocolate muito bem recheado. Nenhuma dessas comidas, entre outras, faz mal a saúde por si só. O problema está na quantidade. As pessoas que exageram são mais propensas a problemas de saúde do que aquelas que são equilibradas na alimentação.

Só que eu não sou nutricionista e não estou aqui para dar pitacos na sua alimentação. Mas eu gostaria que você percebesse o quanto isso pode estar relacionado a nossa vida espiritual.

Antes disso, pegue um papel e descreva em quantidade de horas o que você faz durante um dia. Agora verifique das suas 24hs diárias quantas são dedicadas a Deus. Muitas pessoas se surpreendem ao ver que pouquíssimo tempo é reservado ao Senhor.

E o que você faz nas demais horas? Do que você se alimenta? Das fofocas no intervalo do trabalho ou faculdade? Das infinitas tragédias que passam nos jornais? De todo tipo de filmes, séries, novelas? De joguinhos eletrônicos? De whatsapp, facebook, instagram e qualquer outra rede social?

Não estou dizendo que essas coisas são erradas, mas o tempo que se perde com tudo isso com certeza é muito prejudicial. É como a coxinha. Se você come 1 por dia algumas vezes na semana, ok. Mas se você come todos os dias 1 ou mais, seu colesterol vai pros ares, sem dúvidas! Se você não sabe ser equilibrado, seu relacionamento com Deus ficará cada dia mais distante até que você morra espiritualmente.

Se você percebe que tem passado a maior parte do seu tempo se alimentando de coisas fúteis, eu te proponho uma reeducação alimentar espiritual. No começo é difícil, complicado e você pode ter algumas recaídas. Mas se você se mantiver firme, eu te garanto que não haverá arrependimentos para você!

Corte o que faz mal, o que é absurdamente desnecessário. Se afaste de pessoas que não compartilham da mesma fé que você. Substitua certas atividades pela leitura da Bíblia e de livros evangélicos. Aprenda a jejuar. Sacrifique minutos do seu sono para falar com Deus. Procure formas de estar mais próximo dEle.

Talvez seja só isso que está faltando para você alcançar algum objetivo na sua vida.

"Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos."
Hebreus 2:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!