3 de junho de 2015

Aos pobres, cegos e nus

 
A carta à igreja em Laodicéia deve ser uma das mais conhecidas: A repreensão dada por Deus ao povo que achava que era rico. A típica pessoa que tem anos de igreja e pensa que sabe de tudo, não tem mais nada a aprender, a pregação nunca é para ela.

O Senhor Jesus alerta de maneira peculiar, dizendo que eles não eram ricos, mas infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus. Misericordioso como Deus é, Ele os convida a comprar ouro para enriquecerem, vestes brancas pra se vestirem e colírio para que pudessem enxergar. Ou seja, por pior que fosse a situação do povo de Laodicéia, havia ainda uma saída para eles!

Será que nós não temos sido como esse povo? Será que, com o passar do tempo, não temos nos considerado autossuficientes? Será que não temos rejeitado os ensinamentos de Deus? Será que não estamos dando um jeitinho de fazer nossas próprias vontades? Faça essas perguntas a si mesmo, seja sincero com as respostas e se você reconhece que tem sido infeliz, miserável, pobre, cego e nu, essa é a hora de se arrepender!

Agora cabe uma pergunta: se o Senhor Jesus sabia que o povo era miserável e pobre, como eles poderiam comprar ouro, vestes e colírio? A resposta é muito simples: SACRIFÍCIO. A única forma de alguém pobre comprar algo é se desfazer do pouco que tem. Para possuir o que o Senhor Jesus mandou era necessário que aquele povo desse tudo de si, esquecesse o tempo de igreja, esquecesse suas posições ou títulos, se humilhasse, se diminuísse diante de Deus. Era preciso voltar ao início de tudo e engolir o orgulho. Dar tudo de si para ter do Senhor a vida eterna de volta.

Hoje, amigo leitor, se é você que se encontra nessa situação, se desfaça de tudo e compre:

Ouro puro: Que ouro maior Deus poderia nos oferecer que não fosse a Salvação? Ela é o nosso maior tesouro, nosso bem maior! E ninguém que tenha um tesouro precioso o deixa atoa. Ninguém anda pela rua com ele de qualquer jeito, há todo um cuidado para ninguém roube. Assim deve ser a nossa salvação também. O diabo quer roubá-la a todo custo: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pe. 5:8); e somente nós é que podemos protegê-la.

Vestiduras brancas: O branco nos remete a pureza. Nossos erros, falhas, pecados atribuem manchas à nossas vestes. O povo de Laodicéia estava com as vestes tão manchadas que já estavam ficando sem roupas! Estavam tão distantes de Deus, por isso Ele lhes ofereceu roupas novas. Quando você está vivendo no pecado (me refiro a todo "tipo" de pecado), você está distante de Deus, como aquele filho pródigo. Ele se arrependeu e voltou enquanto era tempo: "E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés..." (Lc. 15:21,22). Aproveite a oportunidade que Ele dá, se limpando de todo erro e se vestindo da pureza divina!

Colírio: O colírio serve para, nada mais, nada menos que ajudar a enxergar. O pecado cega, ilude, engana. Veja que o povo estava se vendo como ricos. Mas quanta cegueira enxergar a pobreza espiritual como riqueza! O orgulho também cega - e muito! - aqueles que um dia começaram a servir a Deus. Enxergam problema em tudo. Todos estão errados e somente eles são perfeitos, somente eles agradam a Deus. Cegos! O Senhor Jesus já havia alertado anteriormente sobre isso quando disse: "Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão." (Mt. 7:5 NTLH)

Enquanto você respira, há uma saída! Se arrependa, se sacrifique, se entregue aos pés do Senhor Jesus. Entregue tudo de si e receba a vida eterna!

“Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai."
Apocalipse 4:21

Um comentário:

  1. Muito forte Jel ! De fato o tempo pode ser nosso aliado ou nosso maior inimigo. No entanto, ainda que o orgulho tente nos corromper, o Senhor Jesus nos dá essa orientação, de como adquirir o ouro, colírio e vestes brancas. Você vê né, nosso Deus é tão misericordioso, que está sempre cuidando de nós, mostrando o caminho certo a seguir (:

    ResponderExcluir

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!