17 de junho de 2015

Quem é você na hora da provação?


Há certos momentos na nossa vida que parece que está dando tudo errado. Já conhecemos a Deus, já temos o Espírito Santo em nós, estamos fazendo de tudo para andar corretamente, mantemos nossa comunhão, servimos às almas, enfim. Ainda assim, chega um momento que é como se o mundo desabasse sobre nós. Não entendemos o porque de tudo isso, nossos amigos não conseguem nos ajudar, nossas orações parecem sem sentido. É como se estivéssemos completamente sozinhos.

Veja o que está escrito no versículo 3 do capítulo 17 de Provérbios na NTLH:
O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR Deus quem mostra o que as pessoas realmente são.

Ouro e prata são pedras brutas que necessitam ser refinadas e purificadas. Para que isso aconteça e preciso que as pedras passem pelo fogo, a fim de retirar toda impureza que esteja nelas. Dessa mesma forma, quando nós somos como pedras brutas, precisamos também passar pelo fogo, para que o nosso ourives, que é Deus, possa nos purificar completamente. É nas dificuldades, nas dores, tristeza, angústias, aflições, injúrias, difamações, calúnias, etc que estamos sendo provados. É nesse momento que mostramos para Deus, para os outros e para nós mesmos, quem somos de verdade.

Quem for ouro e prata sairá do fogo refinado, puro, brilhante, valioso. Sairá mais forte, maduro, capaz de dar muitos frutos na obra de Deus. Quem não for, sairá queimado, pois não suportará o calor da provação. É o caso daquela pessoa que se afasta de Deus com mágoa do pastor, do obreiro; que deixa a malícia entrar no coração e fica com maus olhos em relação a tudo. São pessoas que passaram pelo fogo, foram queimadas, não resistiram, saíram de presença de Deus, mostrando quem realmente eram. Como está escrito na carta de Paulo aos Coríntios:
Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
1 Coríntios 3:12, 13

Quem você é? Ouro ou madeira? Prata ou feno? Pedra preciosa ou palha? Eu não sei, mas o fogo vai mostrar. Se você é um pessoa sincera, quer permanecer, quer sobreviver ao calor da provação então você precisa ser ouro, prata ou pedra preciosa. Não tem outro jeito. As provações, os desertos, o fogo vêm para todos! E ninguém é provado além do que possa suportar.

Se você está sendo provado, suporte. Seja ouro! Creia que o próprio Deus livrará você. Se apegue mais a Ele. Faça mais propósitos. Tenha o seu coração humilde e contrito diante dEle. Quanto mais cedo você aprender o que o fogo da provação quer te ensinar, mais rápido passará por ele. Mas isso requer humildade de você. Não desanime, persevere, por mais difícil que esteja sendo, se você foi ouro, prata ou pedra preciosa, Deus honrará você.

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
Tiago 1:2, 3


Um comentário:

  1. Muito forte Jel ! As provações revelam quem realmente somos. Até porque, as lutas fazem parte da jornada do cristão. Enquanto o Senhor Jesus não voltar, enfrentaremos guerras, desertos, dificuldades, injustiças, perdas... Mas, se nos mantermos firmes na fé seremos aprovados por Deus e receberemos a coroa da vida :) Que maravilha!

    ResponderExcluir

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!