11 de setembro de 2015

Como você lida com as dificuldades?

Trago hoje para você uma rápida história para refletirmos sobre a nossa maneira de reagir às dificuldades.


CENOURA, OVO E CAFÉ

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis. Ela não sabia mais o que fazer e queria desistir, estava cansada de lutar e combater, sem nenhum resultado. Parecia que assim que um problema estava resolvido outro aparecia

Seu pai foi até a cozinha e ali encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.

Em uma colocou cenouras, em outra ovos e na ultima pó de café, deixou que tudo fervesse sem dizer uma palavra. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo tirou os ovos, a cenoura e o café e colocou em um recipiente, virou-se para a filha e perguntou:

– Querida o que vê?
– Ovos, cenouras e café – foi a resposta.

Ele a trouxe mais perto e pediu para experimentá-los.

Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias, o ovo endurecera e o café tinha um gosto delicioso. Surpreendida e intrigada ela perguntou:

– O que isso significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia passado pela mesma adversidade: água fervendo, só que reagido de maneiras diferente.

A cenoura entrara na água forte, firme e inflexível, mas depois de ter sido submetida a fervura ela amolecera e se tornara frágil

Os ovos haviam entrado na água, frágeis, sua casca fina havia protegido seu liquido interior, mas depois da fervura, seu interior se tornou mais endurecido.

O pó de café, contudo, era incomparável, depois da fervura ele havia mudado a água.

Qual dos três elementos é você? Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?

Como a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha e se torna frágil e perde a força?

Como o ovo, que começa com um coração maleável, com um espírito fluido, mas depois de algo, como a morte, a separação, doença ou demissão, você se tornou mais difícil, duro e inflexível? Sua casca parece a mesma, mas por dentro esta amargo e obstinado, com o coração duro e o espírito inflexível?

Ou será como o pó de café, que muda a água fervente, o elemento que lhe causa a dor? Quando a água chega ao ponto máximo de sua fervura ele consegue o máximo de seu sabor e aroma.


Você, como tem reagido?
Vou deixá-los refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!