9 de dezembro de 2015

Os dois convites

"O escondido é mais gostoso."

Ok. Eu sei que a frase não é bem assim, mas o raciocínio é o mesmo. Dizem que o proibido é melhor pela sensação de adrenalina que se tem por estar fazendo algo que pode trazer consequências devastadoras, caso seja descoberto. Logo, o proibido também acaba sendo escondido.

O fato é que há muitos "cristãos" vivendo dessa maneira. Diante do convívio da igreja são uns santos! Mas só Deus sabe o quanto estão distantes por conta de seus pecados escondidos. Dão ouvidos ao convite da mulher-loucura:

"E aos que não tem bom senso ela convida: 'A água roubada é doce, e o pão que se come escondido é ainda mais saboroso.'"
Provérbios 9:16, 17
E são exatamente essas pessoas que não têm um pingo de bom senso que caem nessa conversa diabólica. A "mulher-loucura" citada na Bíblia, na realidade trata-se da voz do coração. Há muitos seguindo esse conselho e vivendo segundo suas próprias convicções e vontades.

Porém essas pessoas também recebem o convite da sabedoria, que é a voz da razão, a voz de Deus. O convite é basicamente o mesmo, mas carrega uma condição consigo:
"Aos insensatos e desajuizados conclama: 'Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que preparei. Abandonai a insensatez e vivei; andai pelo Caminho do arrependimento!'"
Provérbios 9:5,6
Esse é o "problema" do convite da razão. Ele requer sacrifício, e quem não está disposto a sacrificar prefere dar ouvidos à voz do coração, prefere seguir o caminho fácil. No início está tudo bem, tudo lindo, "contudo, eles nem imaginam que exatamente ali residem os espíritos dos condenados à morte, que os seus convidados estão todos nas regiões mais profundas do inferno."(Pv. 9:18).  Por outro lado, quem está dispoto a abandonar o pecado recebe a seguinte promessa: "porquanto por meu intermédio os teus dias serão multiplicados, e o tempo da tua vida se prolongará." (Pv. 9:11).

Você recebe os dois convites diariamente e cabe a você decidir por um deles. O convite da sabedoria, da razão, que é o de Deus, requer sacrifício, renúncia. O convite da loucura, que é o do coração, do diabo, é mais simples, doce e saboroso no início. Mas só no início.

Qual você vai escolher?

"Se fores sábio, o benefício será todo teu; contudo, se fores zombador sofrerás as consequências da tua própria escolha."
Provérbios 9:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!