3 de dezembro de 2015

Um coração distante de Deus

Sabemos que Salomão foi o homem mais sábio que existiu na face da terra e que escreveu uma série de provérbios cheios de sabedoria. Não somente isso, mas também escreveu o livro de Eclesiastes e a linda história de amor do livro de Cânticos. Toda essa sabedoria se deu ao fato de ser a única coisa que pediu a Deus.

O Senhor fez aliança com Salomão dizendo o seguinte:

"Quanto a ti, se procederes diante de mim como teu pai Davi, em honestidade e integridade de coração, se agires de acordo com as minhas orientações e obedeceres os meus mandamentos e ordenanças, então firmarei para sempre teu trono e tua realeza sobre Israel."
1 Reis 9:4

Ele sabia que se desobedecesse os mandamentos de Deus o contrário aconteceria. Por muito tempo ele seguiu obedecendo, mas ele cometeu o grave erro de se envolver com mulheres que não pertenciam ao seu povo. Mulheres das quais Deus havia dito ao povo para não terem nenhum contato. E veja o aconteceu:

"E suas mulheres o levaram a afastar seu coração do caminho de Deus. E à medida que Salomão ia se tornando idoso, suas mulheres o influenciaram decisivamente a seguir seus deuses e divindades, e o coração de Salomão já não era totalmente dedicado ao SENHOR."
1 Reis 11:4

A medida que o tempo passava, ele ia se afastando de Deus. Por conta de uma decisão errada que ele tomou anteriormente (de se envolver com mulheres estrangeiras) ele se afastou do Senhor. No início tava tudo bem, tudo lindo. Mas com o tempo, seu coração foi deixando de pertencer a Deus.

O mais curioso é que o homem mais sábio do mundo foi um burro, no final das contas.

Num dos seus Provérbios, ele alerta justamente para que as pessoas busquem sabedoria e não cometam o erro que ele, em sua santa ignorância, cometeu:

"A sabedoria também te livrará da mulher imoral, da pervertida que visa seduzir com palavras e sensualidade."
Provérbios 2:16

Sua sabedoria não foi capaz de fazê-lo escapar das influências malignas de suas mulheres. Sua sabedoria não foi capaz sequer de fazê-lo viver o que estava pregando.

Mas será que não corremos esse risco também?

O que representou o começo da perdição de Salomão foi o seu envolvimento com mulheres que não eram da mesma fé que ele. E não bastasse esse erro, ainda foi ganancioso, tendo 1.000! Para nós, hoje o pode nos afastar de Deus é o tempo que gastamos com bobagens nas redes sociais. Pode ser aqueles amigos incrédulos da faculdade ou trabalho com os quais insistimos em conviver. Pode ser o apego ao dinheiro, ou a algum ator ou cantor famoso que gostamos... Pode ser qualquer coisa.

No início não percebemos. Mas isso vai nos tragando, nos consumindo aos poucos, nos afastando de Deus sem que possamos nos dar conta. E é um processo lento, pois o diabo é paciente. Ele joga a isca e deixa você morder, mas não tira você da água na hora. Ele deixa você pensar que está livre. E quando menos se espera, PAH! Você morre.

Falo aqui da morte espiritual. Então vigia! Desperte, acorde! Não deixe o diabo te iludir, não deixe seu coração estar tão longe de Deus como esteve o de Salomão.

Se afaste do que te afasta de Deus e corra para os braços dEle.

Agora, vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo neste blog e seu comentário é essencial para nós!